Faltando oito meses às eleições em Tailândia, como ficariam os vereadores da situação

Imagem: Reprodução

Uma marcante característica da eleição para vereadores no município de Tailândia, nordeste paraense, tem sido o percentual de renovação. Isso acontece desde 2016. A média é uma renovação de 70%. É o povo indignado nas urnas. Se quiser saber sobre os vereadores de Tailândia, continue a ler até o fim.

NÃO TAVA NA PAUTA

MDB e o PDT

Em 2020, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), partidos aliados do prefeito Macarrão, elegeram três vereadores cada, de uma Câmara Municipal com 13 cadeiras.

Raimunda Pastana

Para reeditar este feito os emedebistas pré-candidatos, vão ter que ralar atrás de votos. Se as eleições fossem hoje o MDB teria dois vereadores, acredito que uma vaga seria da atual presidente da Câmara Municipal de Tailândia (CMT), Raimunda Pastana, pelo papel que cumpre como mulher, presidente da CMT e a vereadora mais próxima do prefeito. Desto Carneiro, atual secretário de obras, teve na eleição passada 921 votos, e pode ter competitividade.

Vereador Lauro

O vereador Lauro Hoffmann (1.233) se voltar como vereador, será seu terceiro mandado consecutivo, tem cacife e será o mais votado. É peça-chave para ajudar na manutenção da bancada do MDB em Tailândia.

Lorena Lima

Enquanto a vereadora Lorena Lima (1.254), teve oportunidades e não soube abraçá-las, tem um futuro político ainda incerto, nem se permanecerá no MDB.

Votos

Situação tranquila tem o PDT. Possui três vereadores, somando todos (3.582) é a legenda mais votada no município. Essa totalização contém a votação do vereador Adauto Felipe, que faleceu recentemente, como presidente da CMT. O vereador Adauto teve 903 votos, que ninguém sabe para onde vão migrar.

Se cada um fizer a sua parte

O novato Professor Gilson (664) já está em campo, atuando na educação, assim como o Enfermeiro Pedro (834), que está fazendo um excelente trabalho nas vilas da zona rural presencialmente, quem sabe faz ao vivo. O vereador Jhones Pantoja, se repetir o feito de abocanhar 1.181, na primeira eleição e os demais pré-candidatos fizerem a sua parte, o PDT tem competitividade.

Federação

Os partidos de esquerda (PCdoB, PT e PV), saíram fortalecidos nas últimas eleições municipais com a eleição do produtor rural, Erivaldo da Serraria, pelo PCdoB (737 votos) e com a formação da Federação, pois com uma estratégia eleitoral bem elaborada pode ser capaz de eleger seus representantes na Câmara Municipal.

Oito meses

A pouco mais de oito meses às eleições municipais, os pré-candidatos a vereadores têm que se ligarem se quiserem continuar representantes no legislativo. A campanha já começou!

Comentários