Construir a união e um arco de aliados para Tailândia não parar

Foto: Reprodução

Com as proximidades do processo eleitoral os partidos políticos se desdobram em táticas e estratégias em várias articulações, vão das coligações ou frentes amplas. Se você quer saber de tudo, continue a ler o blog.

União 

As Frentes Amplas Partidárias se caracterizam pela união de vários partidos políticos para dar apoio a um determinado candidato ao executivo municipal, estadual ou nacional.

Frente ampla

Este tipo de organização tem tido êxito em vários lugares e foi muito importante para a eleição do presidente Lula (2022) e na primeira eleição do governador Helder (2018), quando firmou apoio de 15 partidos, de várias matizes ideológicas, do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Partido Liberal (PL).

Eleição de 2020

Em Tailândia, nas eleições de 2020 o 4⁰ mandato do prefeito Macarrão, contou com o apoio do MDB, PDT, PT, PCdoB, do Podemos e do Pros. Ao total foram 6 partidos, assim, ano que vem o prefeito Macarrão deve ter a habilidade de escolher uma tática eleitoral que possa ampliar os caminhos de sua sucessão e apoio ao seu candidato.

Votos

É importante dizer que ao contrário do que os desafetos defendem, Macarrão tem ‘couro duro’ e transfere votos, sim. Essa polêmica me faz lembrar às eleições de 2016, quando os adversários falavam que Macarrão ‘não seria candidato, se fosse não se elegeria e se fosse eleito não tomaria posse’.

Avanços 

É necessário que os apoiadores de Macarrão entendam os avanços do município e façam uma avaliação positiva, construíndo a união entre todos por uma Tailândia que não pode parar, que não pode andar para trás e cabe a cada formador de opinião levar essa avaliação a frente, tendo a maturidade de que a batalha só vai acontecer em 2024, mas hoje é urgente dizer o que foi construído e que todos são importantes neste projeto.

NÃO TAVA NA PAUTA

Podemos

O Podemos de Tailândia, segundo informações extra oficiais, estaria sendo presidido pelo filho do vereador Jabá (PL), essa é uma informação que será apurada.

Vereadora Rosa

Eleita pelo Partido Liberal (PL), junto com o vereador Jabá, aparentemente não parou para analisar o cenário. Por enquanto caminha com o PL.

PSB

O Partido Socialista Brasileiro continua com o ex-vereador Dário e pelo que se vê nas redes sociais já tomou situação de quem vai apoiar para prefeito.

Comentários