Dirceu Ten Caten é a aposta do PT para consolidar a política de alianças rumo 2026 

Imagem: Reprodução 

A concepção política do pensamento marxista sobre partido, nos diz que a classe operária para ser revolucionária deve estar vinculado a um partido da classe operária e ser a vanguarda do processo da luta dos trabalhadores.

O PT e a revolução

Com a fundação do PT, na década de 80, com a redemocratização, setores da esquerda e da extrema esquerda, acreditaram que o PT seria o elo dos trabalhadores com a revolução socialista. E não o foi, não no sentido marxista.

Posições

Com a eleição do presidente Lula, ou muito antes disso, O PT se revelou um partido institucional, que busca a disputa no campo político através de uma “guerra de posições” dentro do campo democrático.

Dirceu do PT

Assim, o deputado estadual, Dirceu é uma das lideranças mais destacadas do PT-PA, pela sua liderança na defesa da democracia, natural de Marabá, membro do Diretório Estadual do PT, foi eleito deputado pela primeira vez em 2015, sendo que na última eleição, em 2022, obteve 66.397 votos.

Aposta 

Neste sentido, o deputado Dirceu, aos 38 anos, é a aposta do PT a ocupar uma candidatura majoritária às eleições para governador, vice e senador, que represente todos os setores petistas e aliados históricos.

Alianças

O PT, diante da atual conjuntura, onde a direita e a centro-direita se articulam sem a presença de Bolsonaro, deve acreditar numa ampla política de alianças com os tradicionais aliados da esquerda, com setores de centro e focar numa bancada de deputados, das vagas de senadores e do governador ou governadora, comprometidos com o Pará e com os documentos sobre mudanças climáticas, desenvolvimento e sustentabilidade,  que serão aprovados, ainda este ano na COP-30.

Comentários