Edir Veiga explica a manipulação dos meios de comunicação globais

Imagem: Reprodução

Sem Bolsonaro, as elites de São Paulo se definem por Tarcisio de Freitas como possível pre-candidato da centro-direita a presidência, pelo menos é a observação de José Dirceu, ex-ministro de Lula.

Manipulação

Por sua vez, setores da imprensa nada imparciais, buscam manipular os números das pesquisas.

Edir Veiga

É interessante a leitura que o doutor em ciência política, Edir Veiga, fez em sua rede social, sobre as pesquisas de opinião pública.

Um relato de seletividade e manipulação dos meios de comunicação:

1- Na quarta feira (02/04/) foi anunciado a última pesquisa da Genial Quaest sobre avaliação do governo Lula.

2- No primeiro dia o JN anuncia o aumento da queda da popularidade de Lula e o conselho do entrevistado para Lula desistir da candidatura em 2026 (63%).

3- No segundo dia a rádio CBN nacional anuncia timidamente que na pesquisa eleitoral Lula derrota todos os oponentes. O JN ficou calado ontem sobre está notícia

4- O que não foi dito e que é central nesta notícia?

5- Que na pergunta espontânea, 80% dos entrevistados não está pensando em eleição e que Lula também lidera na pesquisa espontânea.

6- O que o eleitor está reclamando de fato é do preço da cesta básica nas feiras e supermercados. Mas não está conectando estas reclamações com a sucessão presidencial. Aliás o eleitor mediano nem pensa, ainda, nas eleições de 2026.

7- Mas quando o eleitorado é estimulado a escolher um candidato para 2026, só dá Lula.

8- E a manipulação e indução da poderosa Globo continua.

E assim caminha a Humanidade.

Comentários