PSDB ensaia último suspiro com Solidariedade e Podemos para formar Federação Partidária

Imagem: Reprodução

Após intensificação das articulações com o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e com o Partido Social Democrático (PSD), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), muda de estratégia e se articula a nível nacional para fundar uma Federação de partidos com o Podemos e o Solidariedade, pensando em 2026.

A ideia é garantir a eleição de uma grande bancada de parlamentares na Câmara e no Senado. O PSDB, em 2022, elegeu três governadores, foram Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul; Raquel Lyra, em Pernambuco e Eduardo Riedel, Mato Grosso do Sul. O PSDB elegeu, em 2022, 13 deputados federais e 3 senadores da República

A ideia da Federação tem a perspectiva de direcionar outras legendas, como o PV, o Cidadania e o PRB. A estratégia é boa, pois não expõe necessariamente a base partidária, o que vale é o bom desempenho eleitoral. De qualquer modo, essa federação será o último suspiro do PSDB, ou seja: a sobrevivência do partido, que dependendo deste desempenho, ainda tem a eleição geral de 2026, e para prefeito e vereadores em 2028.

Comentários