Que saída constrangedora: o que pretende o PSDB ao propor a fusão com o PSD

Imagem: Reprodução

O Partido Social Democrático (PSD), sempre identificado com a imagem do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, conquistou nas eleições para prefeito passada nada menos que 877 municípios, sendo cinco capitais, o que representa um crescimento de 35% com relação à eleição anterior.

Pede a mão do PSD e flerta com o MDB

É de entender, assim, o assédio de outras legendas ao altar do PSD, que seria a noiva, preste a ser pedida em casamento, pelo PSDB, que flerta com o MDB de Baleia Rossi.

Alianças próximas às eleições gerais são comuns, mas qual é o jogo real do PSDB nesta conjuntura?

Na verdade, tendo se tornado “nanico”, pois concretamente só sobrou a sigla, que teve presidente da República, e agora está à beira da extinção. Sua força no Congresso e nos Estados é praticamente nenhuma. O “velório” aproxima-se e o “enterro” poderá ocorrer em 2026. Estranhamente, há quem já fale em missa de sétimo dia.

PSDB Histórico

É bom lembrar que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é um partido político brasileiro de centro, às vezes era associado à centro-esquerda ou à centro-direita. Fundado em 1988 e registrado definitivamente em 1989, surgiu a partir de uma cisão do MDB que mesclava a social-democracia e o liberalismo econômico e social.

Coveiros

Assim, o objetivo da fusão é “extinguir” o partido, mas sem falar na palavra “extinção”, que é terrível. O deputado federal Aécio Neves, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-governador de Goiás Marconi Perillo não querem passar para a história como “coveiros” do PSDB.

PSD vai bancar a conta?

Porém, se vingar a fusão, o PSDB é o partido mais fraco da aliança, pois o dote oferecido à noiva não paga as contas, o PSD tem 14 senadores e o PSDB não tem como bancar candidato a presidente. Portanto, a cabeça da aliança seria definida não por Aécio Neves, Eduardo Leite e Marconi Perillo, e sim por Gilberto Kassab e seus aliados em vários Estados.

PSDB Tailândia

No município de Tailândia, a afilhada política do ex-deputado Nilson Pinto, a representante do PSDB no município é a ex-vereadora Jakeline Neto, que na última eleição para prefeito foi candidata à prefeitura, obtendo 2.850 (6,1%).

Comentários