Imagens: Reprodução
Até agora o acordo de cessar-fogo está sendo cumprido por Israel e o Hamas.
Palestinos
Três mulheres já foram entregues a Israel; libertação de palestinos será iniciada na tarde deste domingo (19), enquanto, milhares de caminhões com ajuda humanitária são esperados em Gaza.
Atraso
O cessar-fogo em Gaza começou às 11h15, horário local, 06h15 no Brasil. O Hamas atrasou o envio dos nomes dos reféns a serem libertados. A primeira fase deveria ter começado nesta manhã, às 8h30, horário local, mas foi adiada após o atraso do movimento em divulgar os nomes das três mulheres libertadas.
Reféns
Foram Romi Gonen, 23 anos, sequestrada em 7 de outubro de 2023 no ataque do Hamas ao festival de música. Ainda foram liberadas Emily Damari, 27 anos, que foi tomada como refém na mesma manhã durante o ataque ao kibutz de Kfar Aza, onde se encontrava também Doron Steinbrecher, enfermeira de 31 anos.
Acordo
A libertação dos reféns faz parte do acordo assinado após 470 dias de guerra entre Israel e o Hamas e prevê uma primeira fase, com duração de seis semanas, com a libertação de 33 reféns e detidos palestinos, seguida de outras libertações e da retirada israelense.
Reconstrução
Por fim, a reconstrução de Gaza e uma nova estrutura de governo sob a supervisão do Egito, Catar e das Nações UnidasInformações Vatican News e agências