Imagem: Reprodução
O ano de 2025 parece ser um ano de total calmaria no espectro político, pois é tempo que não haverão eleições, mas, não quer dizer que não seja um momento de articulação política das bases, principalmente de deputados federais e estaduais, que mobilizam a militância nos estados.
Emendas
As movimentações em Brasília dizem tudo. São os debates afiados e acalorados pela liberação de verbas, emendas impositivas dos parlamentares, Orçamento Secreto, na Câmara Federal, para satisfazer as bases eleitorais nos estados e municípios, com obras de todas as formas e a simpatia dos governadores.
Partidos
O crescimento do Partido Social Democrata (PSD) e do Partido Liberal (PL), no Sudeste e Centro-oeste. Enquanto as siglas de Esquerda (PT, PSB e PDT) despontando no Nordeste, foi no Pará o significativo crescimento do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e assim planejam a disputa eleitoral, com olhar em 2026.
2026
É um momento de se consolidar o trabalho já feito e sacramentar outros a ‘fazerem’ o nome político na região, ou seja, quem for pedir voto somente em 2026, já perdeu as eleições. A hora é agora e não se pode dormir no ponto.