Imagem: Reprodução
Dos 144 municípios paraenses, 142 foram as urnas, dois vão ter segundo turno e 81 deram um estrondoso aviso aos políticos do Estado do Pará, onde o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), dirigido pela família Barbalho e seus aliados desenham o novo mapa político do Estado.
“Mãe Diná” profetizou
O governador Helder deu uma de Mãe Diná e profetizou a eleição em 100 municípios. Não deu, mas chegou a 82 e o prêmio mais esperado: a capital, com o maior orçamento do Estado e o município com maiores problemas ambientais e sociais também.
Corredor de alegorias
É importante todos entenderem que a Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP 30) é um breve corredor de alegorias amazônicas, que acaba, mas os problemas do Pará continuam ou não, vai depender de todos, principalmente dos que queimam a floresta e destroem o meio ambiente.
Rapidinha
Cássio Andrade presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), nos bastidores da campanha de Igor Normando, está sofrendo todo tipo de pressão pelo mal estar provocado pelo apoio público do Dr. Daniel ao ex-delegado Eder Mauro, sendo Daniel o único prefeito socialista eleito no Pará, e pode sofrer expulsão do PSB por infidelidade partidária, se a coisa ficar séria.
Perdidos no Caminho
Além do Partido Liberal (PL), agora Eder Mauro conta com o apoio de dois ex-candidatos que ficaram pelo caminho: Jefferson Lima (Podemos) e Ítalo Abati (Novo).
Novo Mapa Político do Pará
PARTIDOS MUNICÍPIOS MDB 83 PP 16 PSD 14 UNIÃO BRASIL 14 REPUBLICANOS 5 PT 2 AVANTE 2 PDT 1 PL 1 PRD 1 PSB 1 PV 1 PODEMOS 1 TOTAL 142