Imagem: IFPA de Marabá-PA/Divulgação
Vejo que o momento desafiador do conhecimento profundo do município que vivemos seja a construção do Programa de Trabalho dos partidos, coligações ou federação para divulgação das propostas aos eleitores. Estes documentos deveriam ser elaborados, pelo menos em parte, por especialistas das áreas da educação, por exemplo, familiarizados com as temáticas, mas muitas vezes deixados à revelia a quem não sabe nada.
Oh, ‘confusão’ da peste
A exemplo disto, um membro de uma coligação de oposição ao prefeito Macarrão, teve a capacidade ou incapacidade de “confundir” o Instituto Federal do Pará (IFPA) com uma escola do ensino médio, veja abaixo como são conceituadas essas instituições educacionais na verdade:
IFPA
O Instituto Federal do Pará (IFPA) é uma instituição de educação básica, profissional e superior, pluricurricular, multicampi e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos. O Instituto mantém o compromisso de ofertar o ensino gratuito e de qualidade, cumprindo a missão de promover educação profissional, científica e tecnológica com base cidadã, por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação, colaborando com o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
Ensino Médio
O ensino médio no Brasil é a última etapa da educação básica, ofertado pelos Estados e Distrito Federal (DF), na rede de ensino público de forma gratuita. O ensino médio tem geralmente a duração de três anos e seu principal objetivo é aprimorar os conhecimentos obtidos pelos estudantes no ensino fundamental I e II, além de prepará-los para o mercado de trabalho, seja para ingressar imediatamente em uma profissão possível com a união entre ensino médio e técnico, a exemplo das escolas São Francisco de Assis, Delcimar Alves, Eriberto Jasper (Palmares) e EETEPA ou conseguir uma vaga numa Universidade e assim construir aos poucos uma carreira de nível superior.
Tá ficando feio…
As pessoas estão começando a acreditar que esse tipo de afirmações não seja equívoco, ‘enganos’, como fizeram com a Carreta da Saúde, que pela ignorância da importância de seus serviços, pediram à Justiça o embargo da carreta.
Implementação de 100
Em 12 do mês de março de 2024, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, junto ao Ministro da Educação, Camilo Santana, realizou o lançamento da implementação de 100 novos Institutos Federais no país.
Tailândia
O Estado do Pará foi contemplado com 05 novos Campi, do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), dentre eles um no município de Tailândia, nordeste paraense, notícia recebida com muita alegria e honra pela gestão municipal.