Pesquisa Tailândia: Lauro (MDB) 47,6% bate Alemão (UB) e Jaqueline (PSDB), que somam 34%

Imagem

O início da terceira semana de campanha eleitoral no município de Tailândia, nordeste paraense, o Instituto Doxa registrou uma pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) bastante favorável aos candidatos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e do prefeito Macarrão, Lauro Hoffmann e Anna Nisa.

Dados

Na pesquisa, o candidato do prefeito Macarrão, Lauro Hoffmann está com 47,6% das intenções de voto, enquanto que, Alemão da Cerâmica tem 19, 9% e Jakeline Neto 14, 1%, as intenções de voto do candidato do Agir, Gil Varela é de 1%.

Somatória: 14 p.p de diferença

Mesmo que Jakeline Neto viesse a se unir com o Alemão, a somatória do voto dos dois candidatos (34%) não ultrapassam as intenções de voto em Lauro. São 14 pontos percentuais à distância do candidato do Macarrão, dos outros candidatos.

Transferência de votos

Em outro momento neste blog defendi a tese de que a transferência de votos do Macarrão são reais. Macarrão transfere voto sim e é bom manter essa estratégia. O que estamos testemunhando em tempo real é o fenômeno de transferência de votos em Tailândia, de forma democrática e propositiva.

Agora é ir para cima

Estes números não apontam uma vitória já definida. A política é dinâmica e um cenário agora não quer dizer que vai continuar o mesmo. Tudo que é sólido se desmancha no ar. A estratégia agora e aumentar e fortalecer a campanha nos quatro cantos de Tailândia. Estamos no caminho certo, mas faltam muitas batalhas que ainda estão por serem ganhas.

Pesquisa

A pesquisa Doxa está registrada no TRE-PA, sob o nº 00343/2024, no período de 21 a 24 de agosto de 2024, a amostra teve 492 entrevistados, numa margem de erro de 4,4% para cima ou para baixo.     

Comentários