Imagem: Reprodução
Um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, monitorou as intenções de voto para a disputa pela Presidência da República em 2026. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira 24.
Cenarios
Os principais cenários medem o desempenho dos postulantes da direita ao cargo após a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os citados são Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo.
Michelle
Em um cenário estimulado entre o atual presidente Luiz Ignácio Lula da Silva (PT) e Michelle Bolsonaro (PL), o petista aparece à frente com 36,6% das intenções de voto, contra 33% da ex-primeira-dama.
Helder
Nessa disputa, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar (10,1%), seguido do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (3,8%) e de Helder Barbalho (MDB), governador do Pará (1,4%).
Tarcísio
Já no cenário em que Tarcísio de Freitas é o indicado da direita, Lula venceria com 36,9% das intenções de voto, ante 25,6 pontos percentuais marcados pelo governador de SP.
COP30
Para o pessoal do marketing do governador paraense é uma surpresa os números do Paraná Pesquisas. Um grupo revela que no início do próximo ano, devido a Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em 2025, em Belém do Pará, o cenário eleitoral, somado ao resultado das eleições municipais, a imagem de Helder esteja ainda mais favorável aos holofotes.