Imagem: Reprodução
No último dia 07 de março, foi aberta a chamada “janela partidária”, período em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato. Para você entender, leia até o fim.
Dança das cadeiras
No município de Tailândia, nordeste paraense, alguns vereadores já pularam a janela, entraram na dança das cadeiras e filiaram-se em novas siglas.
Veja onde o seu vereador foi parar:
Desto Carneiro
O vereador Desto Carneiro, aliado desde sempre do prefeito Macarrão, era filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), agora está filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), partido do presidente Lula.
Nazilda
A vereadora Nazilda, do Distrito de Palmares, entrou no Partido Verde (PV), tirando o selo da mais nova sigla de Tailândia. Vai disputar a reeleição
Rosa da Saúde
A vereadora Rosa da Saúde trocou o Partido Liberal (PL) e ingressou nas fileiras do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que já desponta com 3 vereadores: Jhones, Enfermeiro Pedro e Professor Gilson, que vão tentar a reeleição.
Jabá
O vereador Jabá saiu do PL e agora está filiado ao MDB, partido do governador Helder.
Partidos terão que indicar 5 mulheres
Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos e partidos pertencentes às federações terão que apresentar, no mínimo, 5 mulheres e 9 homens, às Câmaras Municipais com até 13 cadeiras.
Adequar
Apesar da choradeira geral dos presidentes partidários, esta é a nova regra, e todos devem se adequar a ela.