Macarrão e Lula: O Instituto Federal de Tailândia do Pará é um sonho tornando-se realidade

Imagem: Reprodução

A implantação de universidades e cursos superiores em Tailândia, nordeste paraense, está marcada na história do prefeito Macarrão, quando instalou no município o Polo Universitário para abrigou a UAB (Universidade Aberta do Brasil), criada em 2005, que compreendia um sistema integrado por instituições públicas de ensino superior na modalidade à distância.

Todo mastigado

Em 2009, quando da implantação do Programa de Formação de Professores (Parfor), o processo de formação dos professores em Tailândia já estava todo mastigado, no segundo mandato do prefeito Macarrão (2005-2008), que formou dezenas de licenciados, que hoje formam a base dos professores do sistema de ensino. Mas, faltou dar continuidade, por outras gestões, o que fez a ideia enfraquecer.

Planos esquecidos

Em 2017, no terceiro mandato de Macarrão, o Polo Universitário da UAB, o prefeito eleito recebeu o polo universitário abandonado e os planos de parceria com a Secretaria de Estado de Educação, com os municípios e instituições públicas de ensino superior, esquecidos.

As parcerias voltaram

Foi com Macarrão e  o governador Helder que as parcerias com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Amazônia (UFRA), com cursos de graduação e programas de pós-graduação voltaram, um reforço importante à formação da nossa juventude.

História

Neste sentido, o dia 12 de março de 2024 vai ficar marcado como mais um passo dado no sentido da evolução do município, na formação de educação profissional científica e tecnológica com a qualidade à juventude de Tailândia.

Lula

O anuncio aconteceu nesta terça-feira (12), pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um evento realizado no Palácio do Planalto, mas que faz a diferença para o Povo de Tailândia.

Comentários