Imagem: Reprodução
Apesar de que as eleições gerais só acontecem em 2026, os bastidores já estão em pleno movimento para apontar o adversário de Lula rumo ao seu quarto mandato. Para entender, leia até o fim.
O governador de SP
Em passos rasos o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pavimenta a sua potencial candidatura à presidência da República.
Ministro de Bolsonaro
O engenheiro de formação militar, Tarcísio de Freitas, chegou a compor o governo de Dilma Rousseff, mas foi como ministro de Jair Bolsonaro que se destacou.
55% dos votos
Em sua primeira disputa a um cargo eletivo, foi eleito governador do Estado de São Paulo pelo partido Republicanos, com 55% dos votos válidos, mas perdeu na capital.
Lula venceu na capital
Na disputa para presidente, Bolsonaro venceu no Estado de São Paulo, mas perdeu na capital. O petista venceu na capital paulista com 53,54% do eleitorado paulistano, contra 46,46% de Bolsonaro.
Investimento
Com a implementação do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que vai possibilitar o transporte de quase 550 mil pessoas por dia no primeiro ano de operação completa do empreendimento, que vai durar 9 anos, gerando emprego no estado de São Paulo.
Transporte
O trem expresso ligará a capital paulista a Campinas, com uma parada em Jundiaí, o projeto prevê o Trem Intermetropolitano (TIM) entre Jundiaí e Campinas, que vai passar pelas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.
Obras Federais
Com o incremento de obras de infraestrutura, inclusive em parceria com o governo federal, Tarcísio quer se afirmar como político independente, conservador, mas preocupado com o desenvolvimento.
Pedra no Sapato
De Freitas, por enquanto, tem disputa direta com a ex-primeira dama, Michele Bolsonaro, que será pedra no seu sapato se decidir ser candidata do Partido Liberal (PL), com apoio do marido. Isso se Alexandre de Moraes não interromper o seu sonho.