O prefeito Macarrão apoia caravana solidária de doação de sangue para o pequeno Yuri

Imagem: Reprodução 

A Prefeitura de Tailândia levou na manhã desta terça-feira (16) onze moradores da sede do município e uma da Vila Turi Açu, para fazerem doação de sangue para Yuri Kaleb Brito do Nascimento, de 2 anos, sangue tipo B+, que sofre de anemia falciforme.

A anemia falciforme 

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, que deforma os glóbulos vermelhos do sangue, deixando-os em forma de foice ou meia-lua. Para ser portador dessa condição, é necessário herdar o gene alterado do pai e da mãe.

Banco de Sangue 

O município de Tailândia até 2008 tinha um banco de sangue que atendia a demanda da região. Infelizmente este serviço foi encerrado por falta de compromisso de outras gestões e agora o prefeito Macarrão encampou a luta para trazer de volta o banco de sangue, junto ao governo do estado.

Estoque 

O transporte dos doadores a Belém se deu por orientação do Hospital Geral de Tailândia (HGT), devido a ausência de sangue no hospital e ao baixo estoque de sangue para transfusão, seja no Hemopa de Abaetetuba e de Belém.

Hemopa 

A previsão é que os doadores cheguem à capital por volta do meio-dia. Uma equipe do Hemopa já espera a caravana no Hemocentro.

Comentários