Imagem: Reprodução
Foi numa sexta-feira (16) de novembro de 2022, durante participação na COP27, no Egito, que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, teve a feliz ideia de propor que a 30ª edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em 2025, acontecesse na Amazônia.
Amazônia
“Vamos falar com o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas, António Guterres) e vamos pedir que a COP de 2025 seja feita no Brasil, na Amazônia”, afirmou Lula.
A partir da realidade
“Acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia, que defendem o clima, conheçam de perto o que é aquela região, para que as pessoas possam discutir a Amazônia a partir de uma realidade concreta e não apenas a partir de uma cultura através de leitura”, disse.
Agora é oficial
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai, aprovou e oficializou Belém como sede da COP30, por unanimidade.
Belém e o Mundo
Pela primeira vez, uma COP será realizada na Amazônia.
“Agora trabalharemos muito mais para transformar nossa cidade na capital do mundo”, disse o prefeito Edmilson.
Novembro de 2025
A COP30, em Belém, capital do Estado do Pará, receberá um mundo de eventos, projetos e manifestações diversas em novembro de 2025.
Momento histórico
A proposta da COP30 na Amazônia está sendo abraçada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, pelo governador Helder Barbalho, e pela sociedade civil da Amazônia como um momento histórico para discutir os problemas do povo amazônida.