Imagem: Reprodução
Fim de ano e muitas expectativas para 2024, ano de eleições que definirão os embates de 2026. Se você quer saber quais embates são estes, leia até o fim.
NÃO TAVA NA PAUTA
2024
Na história recente do Brasil, um país que pretende ser republicano e democrático, as eleições municipais de 2024 serão divisores da política brasileira, onde lideranças podem se afirmar ou sucumbir, dependendo da disposição do eleitor.
2026
Neste sentido, até 2026, Lula terá um longo tempo para decidir se seguirá para o seu quarto mandato e isso dependerá do cenário político favorável à sua candidatura e à sua saúde, claro.
Alckmin
Se em 2026, Lula for candidato, Geraldo Alckmin ( PSB) só não será vice de Lula outra vez se não quiser. Mas, Geraldo trabalha para ser candidato ao governo de SP, Lula sabe, mas faz de conta que não.
Problema
Todavia, Fernando Haddad (PT) pode ser o problema em SP para os planos de Alckmin, se Lula for para o quarto mandato e a economia do Brasil bombar, Haddad vai querer governar SP.
No Pará
Na capital do Pará, Belém, pode estar seguindo para os braços do Bolsonarismo, trazendo na rabeta o Dr. Daniel (por enquanto no MDB), e isso atrapalha em muito os planos de Helder.
A COP30
Neste quadro, no Estado do Pará, Helder (MDB) trabalha para ser o maior anfitrião do mundo, o protetor da Floresta Amazônica e do Pará, na COP30, que será realizada em Belém, 2025, e a cidade vai entrar no clima do calor eleitoral, literalmente.
Sucesso
Do ponto de vista interno, para obter sucesso, Helder precisa emplacar a vice-governadora Hana Ghassan (MDB), candidata ao governo, e ao mesmo tempo, eleger Jader Filho (MDB) para o senado federal. Aí, só falta a cereja.
Cenário de Helder
Se Alckmin montar a sua candidatura ao governo de SP, está em aberto a possibilidade política do governador do Pará ser vice de Lula, em 2026 e para isso acontecer muitas águas vão rolar.
O Sonho de Ícaro
Segundo a lenda, o garoto Ícaro, para fugir do labirinto em que estava preso, usou asas feitas de penas de aves para voar. Seu pai havia alertado sobre o perigo de chegar muito perto do sol, já que o calor poderia derreter a cera que unia as penas. O que marca a lenda é o aprendizado da humildade.
Até logo!