Pesquisas do Doxa e do Mentor se tornaram pesadelos de Edmilson (Psol); Há tempo à ‘grande virada?’

Imagem: Reprodução

A mudança de marqueteiro, viagem a COP28, em Dubai, obras municipais no PAC, solução do lixão são expectativas para “virar a mesa”, que a militância de esquerda e o governador paraense esperam. Ainda é cedo para sentir. Mas…

Duas pesquisas se tornaram o pesadelo zodiacal do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol): Mentor Inteligência e Doxa. Elas registram praticamente a mesma coisa, mas com outras palavras.

Doxa: Eleição aberta em Belém

A última pesquisa Doxa, divulgada neste sábado (16) sobre o nível de popularidade do gestor da capital paraense, confirma os resultados passados, de oito levantamentos.

Espontânea

Na questão espontânea em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, Doxa detectou que há um número muito grande, ainda, de eleitores que não sabem quem são os pré-candidatos a prefeito do município. Os nomes que se destacam são de Zeca Pirão, Eder Mauro, Edmilson Rodrigues, Eguchi, Igor Normando e Thiago Araújo. Os votos flutuantes somam 78,5%.

Nomes

O deputado estadual Zeca Pirão aparece em primeiro lugar com 20,4% das intenções de voto. Depois aparecem empatados tecnicamente Eder Mauro e Eguchi, 13,3% e 12,8%, respectivamente. O atual prefeito Edmilson Rodrigues vem com 10,1% de intenção de voto.

Pesquisa 

A pesquisa foi realizada no período de 12 a 16 de dezembro de 2023 em todos os Distritos Administrativos de Belém com uma amostra de 2.000 entrevistas.

Mentor Inteligência 

Por outro lado, Divulgada na última quinta-feira (14), a nova pesquisa Mentor Inteligência sobre as eleições para a Prefeitura de Belém 2024 revela um cenário de incertezas. Entrevistando 800 eleitores em todos os distritos da capital, a coleta mostra um avanço, em vias de consolidação, do campo da direita-extrema direita, que se identifica com o nome do deputado Éder Mauro, postado.

Rejeição

A pergunta “em que você não votaria de jeito nenhum”, que mede a rejeição média, indicou que o mais rejeitado nesse instante é o prefeito Edmilson Rodrigues, com 47,5%, seguido pelo deputado Éder Mauro, com 18,4%, Everaldo Eguchi, com 6,7%, Zeca Pirão, 6,3% e o senador Beto Faro, com 6,0%. Úrsula Vidal tem rejeição residual, de apenas 1,2%.

Comentários