Imagem: Reprodução
O presidente da França, Emmanuel Macron, estava irreconhecível em discurso na COP28 ao se posicionar contra o Acordo com o Mercosul, Macron disse, “não consegue explicá-lo a agricultores franceses”.
Protecionismo
Macron disse literalmente, neste sábado (2) ser contra o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Afirmou que o tratado, em discussão há mais de 20 anos, é “antiquado”.
Quem procura
Mais um abacaxi a ser descascado pelo presidente brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva, junto à vitória de Javier Milei, na Argentina, e à recente crise entre a Venezuela e a Guiana. Lula tanto procurou que achou mediações diplomáticas em seu próprio quintal.
20 anos
É verdade que se negocia este acordo há cerca de 20 anos, porém, o imbróglio partiu da própria representação europeia, das crises econômicas e o protecionismo, não por falta de esforços do Brasil e dos países membros do Mercosul.
Mais duro…
Depois das declarações de Macron, Lula disse, em fala a jornalistas, que “é um direito” do presidente francês ser contra o acordo. “A França sempre foi o país mais duro para fazer acordo porque a França é mais protecionista”, declarou.
Informações Poder360