Governo de Eduardo Pio X é aprovado por mais de 97% dos eleitores de São Miguel do Guamá

O Instituto Doxa realizou mais uma rodada de pesquisa em São Miguel do Guamá, município da região Nordeste Paraense, com mais de 52 mil habitantes. O objetivo da pesquisa foi ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal.

Pesquisa

Foram entrevistados 400 eleitores no período de 14 a 17 de novembro de 2023. Nesse município, o atual prefeito, EDUARDO PIO X, vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição em 2024.

Dados

Os dados da pesquisa mostram que o atual gestor está muito bem avaliado e que sua reeleição está garantida. A pesquisa também aferiu a percepção da população sobre as obras que estão sendo realizadas no município.

Avaliação

Na avaliação conceitual (excelente, bom, regular, ruim ou péssimo), o governo de Eduardo soma conceito positivo de 85,7%. Já o negativo é de apenas 1,5%. O Regular fica em 12,6%.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO EDUARDO

Quando se trata da Aprovação/Desaprovação do governo, isto é, da forma de Eduardo governar, a Aprovação vai para 97,5%; a Desaprovação é de apenas 2,0%. Percebe-se que a tendência do Regular foi mais para a aprovação do governo.

PRINCIPAL REALIZAÇÃO DE EDUARDO PIO X

A pesquisa quis saber se os eleitores identificavam as principais obras que o prefeito Eduardo vem realizando no município. Os números já mostram uma grande marca do governo Eduardo: a “Orla” que aparece com 19,7% de citações. No entanto, outras realizações do governo de Eduardo são destacadas, como “Escolas/Reforma de escolas”, 17,0%; “Posto de saúde/reforma”, 11,8%; “asfalto/pavimentação”, 10,6%. As demais obras com menores índices podem ser vistos no gráfico abaixo:

ÁREA QUE A PREFEITURA ESTÁ TENDO MELHOR ATUAÇÃO

Doxa quis saber qual a área que o prefeito está tendo melhor atuação. Os números mostram que a área da Educação se destaca na administração, sendo citada por 28,3% dos entrevistados. Depois vem a área da Saúde, com 17,0%. Depois vem Segurança Pública com 8,6%; Asfalto/Pavimentação de ruas com 6,9%; Todas as áreas, 5,9%; Limpeza da cidade, 5,7% e iluminação pública, 3,7%. As demais podem ser vistas no gráfico abaixo:

ELEITORAL:

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA EDUARDO ULTRAPASSA A 79%

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um quadro eleitoral muito favorável à reeleição de Eduardo Pio X, sem grandes transtornos em São Miguel do Guamá. O atual prefeito aparece em primeiro lugar com 79,1%. O segundo colocado é a vice-prefeita, Ana da Saúde que vem com 3,4%, seguido pelo deputado federal, Antônio Doido, que obteve 2,0%; Andreia vem com 1,2%; o ex-prefeito Cacau ficou com 0,7% das intenções de voto. Já os brancos, nulos e indecisos somam 13,5%.

NA ESTIMULADA EDUARDO CHEGA A 84,2%.

Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos o atual prefeito, Eduardo Pio X, vai para 84,2%. A atual vice-prefeita, Ana da Saúde, aparece com 8,9%;Os votos brancos e nulos e indecisos somam 6,9%.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE S. MIGUEL DO GUAMÁ

Quando se trata de rejeição, a atual vice-prefeita, Ana da Saúde, é a mais rejeitada, aparecendo com 35,5% das citações. O atua prefeito, Eduardo Pio X, tem, apenas, 4,4% de rejeição. Outros 38,0% disseram que não rejeitam nenhum desses candidatos e 22,1% não se manifestaram.

ANÁLISE:

Pelo acompanhamento que a Doxa vem fazendo do governo de Eduardo Pio X, a aprovação de seu governo vem crescendo a cada monitoramento. Nesta última pesquisa chega a mais de 97% de aprovação, algo inédito. Evidentemente que essa alta avaliação positiva impacta diretamente no cenpario eleitoral, elevando o índice de eleitores que querem o continuismo de um governo que está dando certo. Essa situação lhe garante uma reeleição com tranquilidade. Vale ressaltar que o principal adversário de Eduardo, o ex-prefeito que perdeu no poder para Eduardo na eleição passada e atual deputado federal, Antônio Doido, está junto com o prefeito. Através de um acordo político, resolveram se juntar e trilhar pelo mesmo caminho. Com isso, Eduardo fica, praticamente, sem oposição no município. E quando se trata do cenário político, ele já aparece na questão espontânea com índices significativos. E quando se estimula, esse percentual vai para 84,2%. A atual vice-prefeita, Ana da Saúde, é a que pretende enfrentar Eduardo nas urnas na próxima eleição. Ela aparece com um percentual de 8,9% de intenções de voto. Além da grande diferença de sua vice, o atual prefeito tem a menor rejeição. Pelo andar da carruagem eleitoral, Eduardo tem a possibilidade grande de entrar 2024 vitorioso. A menos que nesse caminho grandes tropeços acontençam, mas como o prefeito está sendo avisado permanentemente, dificilmente acontecerá. Vida segue tranquila para Eduardo Pio X rumo a mais quatro anos de mandato.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa

Comentários