O Instituto Acreditar fortalecendo a luta autista em Tailândia do Pará

Segundo o Centro de Controle de Prevenção e Doenças, dos Estados Unidos (EUA), o quadro de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA) no mundo era de 1 a cada 166 pessoas; em 2012, esse número estava em 1 para 88; já em 2018, passou a 1 em 59; em 2020, a prevalência divulgada estava de 1 em cada 54; em março de 2023, a incidência está contabilizada em 1 em cada 36 crianças até 8 anos de idade é diagnosticada com autismo.

2 milhões 

Para os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2022), a estimativa de pessoas com autismo no Brasil pode chegar a 2 milhões, se for considerado o laudo médico e as sub notificações, são muito mais.

A Causa Autista 

Mães, pais e simpatizantes da causa autista têm se empenhado em conscientizar a sociedade de que o mundo do autista é um mundo em descoberta. Essa luta acontece no mundo e no Brasil também. 

Desenvolva 

No município de Tailândia, nordeste do Pará, o poder público, através do prefeito Macarrão, criou o Centro de Neuropediatria, focado no acolhimento de crianças autistas e seus pais.

Apoio

Para apoiar e fortalecer a luta autista, o Instituto Acreditar Maria de Lourdes, fundado em dezembro de 2021, tem a sua atividade principal voltada às ações neuro-educativas e associações de defesa de direitos sociais, em parceria com a Prefeitura de Tailândia. 

ABA

Coordenado pela psicopedagoga Danielle Farias, além do trabalho com crianças autistas e outros transtornos, o Instituto Acreditar, desenvolve com profissionais da educação uma capacitação em ABA, que é uma metodologia científica da análise comportamental, que tem sido bastante elogiada pelo público alvo.

Comentários