A nova Lei Orgânica da PM e as Ouvidorias no contexto da defesa da democracia 

Após a vigência de 54 anos (1969), a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros foi atualizada pelo Congresso Nacional e caberá ao presidente Lula analisar e sancionar ou vetar as mudanças.

Ouvidorias 

Das polêmicas, e tudo o que é novo traz, vou me limitar às ouvidorias. De acordo com o novo texto, a lei possibilita que os PMs de cada estado criem ouvidorias próprias subordinadas aos comandantes das tropas, hoje, as ouvidorias são civis, em geral.

Papel da ouvidoria 

O papel clássico das ouvidorias públicas é a intermediação das relações entre os cidadãos que as demandam e os órgãos ou entidades aos quais pertencem, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua.

Polêmica 

A partir deste entendimento não vejo empecilho de ser um civil ou militar o ouvidor público da Polícia e dos Bombeiros Militares, desde que seja uma gestão transparente, voltada para reduzir os atritos e buscar saídas para impasses.

Democracia 

Vejo uma polêmica sadia e dentro do contexto democrático da realidade que vivemos e da satisfação das manifestações dos usuários.

Informações: Site Ver-O-Fato

Imagens: Reprodução 

Comentários